Burn Out é uma síndrome decorrente do estresse no trabalho que vem crescendo cada vez mais com a pandemia e o Home Office. Home Office é a modalidade de trabalho na qual o colaborador executa as tarefas que lhe foram designadas da sua própria casa, ou qualquer outro espaço que não seja o escritório da empresa propriamente dito.
Durante a pandemia muitas empresas foram obrigadas a viver um Home Office forçado. Elas foram obrigadas a se adaptarem ao modelo, e muitos profissionais não estavam preparados física e psicologicamente para tal. É uma realidade completamente diferente daquelas empresas que já eram adeptas ao modelo antes da crise, e tiveram o tempo necessário para se adaptarem.
Vantagens e desvantagens: Uma via de mão dupla
Muito se fala das vantagens do Home Office, que realmente são muitas! Dentre as quais podemos destacar:
- Maior flexibilidade no horário de trabalho
- Fim do tempo “perdido” no trajeto de casa para o escritório
- Maior concentração e conforto
- Maior dedicação á vida pessoal também
Porém, o que para alguns é um mar de rosas, para outros, é um verdadeiro tsunami. Muitos funcionários relataram que, com a flexibilização do horário de trabalho, os limites entre a vida pessoal e profissional estão sumindo. Sem um horário definido funcionários que não estavam preparados para esse novo modelo de trabalho estão se “perdendo” e acabam não entregando o serviço completo dentro do expediente designado.
Segundo o especialista em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Wagner Salles “Sem a perda de tempo com deslocamento, o trabalhador pode organizar melhor o seu horário entre afazeres pessoais e profissionais, o que, de certa forma, tende a impactar positivamente a produtividade. Uma desvantagem em decorrência disso, no entanto, é a perda de controle sobre o tempo dedicado ao trabalho, que pode se sobrepor à vida social, resultando em sobrecarga e, principalmente, em problemas de saúde”.
Burn Out: o que é e de onde vem?
Segundo o ministério da saúde, a síndrome de Burn Out, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional que resulta de situações de trabalho desgastante e que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de tarefas, comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão constante.
Contudo, nos últimos um ano e meio, por conta da pandemia os casos de estresse, ansiedade e Burn Out num geral cresceram muito. Não são apenas funcionários sobrecarregados que podem sofrer com essa síndrome, uma vez que o Home Office entrou de maneira abrupta na vida de indivíduos e forçou-os a se adaptar.
Quais os identificadores de uma crise?
Por esses e outros motivos é de suma importância entender e reconhecer os sintomas do Burn Out, principalmente para que o colaborador saiba o momento certo de buscar ajuda profissional a fim de manter sua saúde mental em ordem. Os sinais são um pouco mais complexos e estão intimamente relacionados às preocupações do trabalho. Alguns deles são:
- Exaustão emocional: sensação de esgotamento de recursos físicos e emocionais;
- Despersonalização/cinismo: reação negativa ou excessivamente distanciada em relação às pessoas que devem receber o serviço;
- Baixa realização pessoal: sentimento de incompetência ou perda de produtividade
Segundo especialistas em saúde, a melhor maneira de prevenir o estresse causado pelo trabalho, é afastar os fatores que causam esses sentimentos e reservar um tempo para o autocuidado seja através da prática de exercícios físicos, acupuntura ou meditação.
“Observar os sinais que podem prenunciar uma crise é fundamental, como alteração do sono, fadiga, ansiedade e mudanças de humor. Com isso, deve-se redimensionar a duração das atividades laborais e até mesmo procurar ajuda psicológica e/ou médica”, pontua Alfredo Maluf Neto, psiquiatra do Hospital Albert Einstein. O Burn Out é um quadro contínuo e crônico, que se repete ao longo de grandes períodos. Ou seja, não é apenas mais um dia estressante de serviço. Fique atento à alterações em sua rotina e se precisar vá a um médico ou especialista. Se cuide e cuide daqueles que estão sobre a sua supervisão.