Como diz o ditado popular “a primeira impressão é a que fica” e com relação á limpeza da sua empresa isso não poderia ser diferente. Um ambiente corporativo em ordem e higienizado é o seu cartão de visitas, e talvez não exista uma segunda chance de causar uma boa impressão. Por isso a atenção com a limpeza empresarial é de suma importância, mas como garantir o melhor resultado sem tirar o foco do que realmente importa para o seu negócio? Se liga nessas dicas que você vai entender!
Em primeiro lugar, devemos esclarecer que, um ambiente limpo vai muito além de pisos e superfícies limpas. Trata-se de um lugar cuidado que transmite conforto, saúde e bem-estar, ademais de uma boa aparência.
Dica 1: Tenha em mente um cronograma
Desenvolva um roteiro de limpeza com as atividades que precisam ser feitas diariamente e demais períodos conforme sua necessidade. Nem tudo precisa ser feito todos os dias, por isso um cronograma de limpeza empresarial detalhado ajudará a organizar tarefas, e garantirá que tudo seja feito corretamente.
Assim, no diariamente deve estar a rotina da retirada de lixo, a higienização de banheiros, salas, copa, recepção, e demais ambientes de uso contínuo. Já na rotina semanal estarão os corredores, vidros, portas, escadas e outros.
Vale notar que este é um trabalho que uma empresa terceirizada em serviços de limpeza e conservação pode desenvolver com base em uma análise prévia, e customizar de acordo com a sua exigência e necessidades levantadas.
Dica 2: Escolha bons produtos e materiais de limpeza
Sempre cheque a qualidade dos materiais de limpeza disponíveis, assim como se os mesmos são adequados para cada tipo de tarefa. Um lustra móveis errado pode manchar um chão perfeito! E si, isso acontece muito! Por isso é sempre bom estar de olho não só na validade e qualidade mas também na classificação dos produtos.
Utilizar os equipamentos adequados para cada atividade também é imprescindível, além de poupar tempo dos colaboradores garante uma performance melhor.
Veja que quando se fala em produtos de boa qualidade, não necessariamente implica nos produtos mais caros do mercado, e sim os produtos adequados para a sua necessidade. Evite a todo custo desperdício.
Uma dica na limpeza empresarial valiosa sobre produtos é o cuidado com os odores. Dê preferência aos mais neutros e suaves. Produtos com odores fortes causam desconforto e até irritação em potenciais alérgicos.
Uma empresa especializada em higienização empresarial é especialista no manuseio de produtos, métodos de armazenamento, e tem o conhecimento dos melhores materiais e de como adequá-los a sua real necessidade.
Você já pensou em contatar uma que seja referência no mercado?
Dica 3: Exija a FISQP dos produtos de limpeza utilizados
A gestão de segurança no trabalho entende bem a importância da análise de uma FISQP para a saúde de todos na empresa. Elas são necessárias para detergentes, desinfetantes e outros produtos até mais específicos.
Mas o que é FISQP?
FISPQ é a sigla de “Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos” e é um documento normalizado pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR 14725-4:2014.
Uma FISQP traz informações sobre vários aspectos dos produtos químicos, neste caso de limpeza, quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente.
De acordo com o Decreto Lei nº 2.657 de 03/07/1998, ela é documento obrigatório para a comercialização de produtos químicos e deve estar à sua disposição através do fornecedor de produtos de limpeza.
Dica 4: Tenha profissionais capacitados
Ao optar por uma equipe contratada diretamente sempre exigirá treinamentos e supervisões constantes que partirão de sua própria empresa, fora os encargos judiciais, o trabalho de registrar um novo funcionário na CLT, e a dor de cabeça quando faltas acontecem.
Contratar uma empresa terceirizada por outro lado além de reduzir os custos, reduz também a dor de cabeça! Os colaboradores são treinados e registrados pela própria empresa terceirizada, o que garante uma maior qualidade e menor dor de cabeça para a sua empresa. Um colaborador falto? Não tem problema, a empresa terceirizada supre essa falta em algumas horinhas!
Busque uma empresa especializada em serviços de limpeza e conservação com uma equipe qualificada para atender a esta demanda com eficiência e qualidade.
Lembre-se de pesquisar bem antes de contratar alguma empresa, exija os certificados de excelência e não tenha medo de pedir todas as informações possíveis e imagináveis para sanar as suas dúvidas.
E tenha cuidado com empresas de limpeza de escritórios que oferecem um serviço por um valor abaixo da média de mercado isso porque a probabilidade de você ter um serviço de má qualidade é grande.
Quais as vantagens em ter um serviço de limpeza na sua empresa?
Clientes e visitantes se sentirão bem-vindos e satisfeitos ao serem recebidos com tapetes sem manchas e assentos confortáveis na área de recepção, banheiro desinfetado e abastecido com bons produtos de higiene.
Você se sentirá confiante se sua reunião com clientes for em uma sala de conferências com um ar fresco e ótima limpeza.
Assim, ações simples como estas serão um quebra qualquer gelo, mesmo para aqueles mais exigentes. Os funcionários que conseguem trabalhar em um escritório limpo e saudável geralmente têm menos dias de ausência e são mais produtivos.
Um serviço de limpeza e conservação empresarial com uma empresa que tenha alta qualidade permite que você se concentre na administração de seus negócios e não na remoção diária de sujeira de suas instalações.