Apesar de serem práticas relacionadas, o paisagismo e a jardinagem são atuações diferentes que trabalham com elementos naturais e vivos no ambiente construído. O paisagismo é um projeto que cria um ambiente completo, com foco na experiência global. É uma mudança na paisagem, não apenas uma mudança na vegetação. Como tal, envolve a seleção cuidadosa de plantas, elementos arquitetônicos, sistemas de iluminação e outros detalhes. Veja a seguir a atuação de cada uma dessas práticas:
Paisagismo
Características do paisagismo além de entender a interação entre o público e o meio ambiente, os arquitetos responsáveis pelos projetos de paisagismo também devem entender a botânica e as características do solo. O paisagismo é um projeto que visa melhorar a experiência das pessoas em um determinado espaço. Nos grandes centros, pode-se notar uma redução ou ausência de áreas verdes. Com base nisso, projetos de paisagismo podem transformar uma pequena área em um verdadeiro oásis urbano.
O paisagismo vem ganhando cada vez mais espaço nas edificações, seja em áreas corporativas ou residenciais, como apartamentos. Esta tendência decorre da capacidade dos espaços verdes para promover a convivência social, bem como o relaxamento, redução do stress e melhoria do ambiente de trabalho e do ambiente em que vivemos.
Os projetos de paisagismo não se limitam a projetos residenciais, podem ter diferentes operações e escalas e podem ser utilizados em apartamentos, espaços comerciais e projetos urbanos. Para cada caso, a escolha da vegetação e dos elementos responderá aos seus planos e possibilidades de manutenção do local.
Jardinagem
Não basta projetar um espaço maravilhoso sem mantê-lo adequadamente. Jardinagem é a prática de manutenção de um jardim, com base em técnicas de conservação, poda, irrigação e cuidado de todos os elementos naturais necessários.
A jardinagem é muito importante para o espaço verde, é ela quem conduz o plano paisagístico e mantém a área, afinal, limpeza e conservação são essenciais para manter um jardim bonito o ano todo.
Ao contrário do que se pensa, os espaços de paisagismo e jardinagem não exigem investimentos muito altos, podem ser adaptados às necessidades e limitações de cada local e ainda oferecem muitos benefícios.
Além de garantir uma diferença estética que deixa o local mais bonito, a jardinagem tem outras vantagens. Nos últimos anos, diversos estudos ao redor do mundo têm demonstrado que o uso do paisagismo agrega valor às edificações.
Esse recurso pode aumentar significativamente o valor de um apartamento ou empresa, aumentando seu valor de mercado. Hoje, as pessoas buscam uma melhor qualidade de vida, e uma das estratégias que escolhem para isso é encontrar formas de se aproximar do verde e das áreas naturais.