A qualidade de um condomínio começa logo na entrada, com um atendimento de qualidade e profissionais prestativos e qualificados para o trabalho. Como parte da “primeira impressão” de novos moradores e visitantes a portaria tem grande importância, por isso é importante manter profissionais capacitados na recepção, mas qual seria o “melhor” e mais econômico? Um controlador de Acesso ou um Porteiro?
Bem, para responder essas perguntas primeiro precisamos saber a diferença entre os dois serviços, por mais que sejam parecidos eles não são iguais! Qual a diferença entre um porteiro e um Controlador de Acesso? Veja agora!
O que faz um controlador de acesso no serviço de portaria?
Para desempenhar o papel de controlador de acesso, o profissional precisa ter 1º grau completo e não é exigida experiência na área, embora um curso profissionalizante possa potencializar as habilidades do funcionário.
A maior diferença entre as funções é que o controlador de acesso não executa nenhuma das outras atividades do porteiro; se por acaso surgir alguma dúvida sobre a identificação do visitante, ele destina a pessoa para um balcão onde o porteiro resolve a situação.
O controlador de acesso é responsável por toda a gestão do controle de acesso externo ao empreendimento. Seu posto fica localizado fora do condomínio, de onde ele encaminha, identifica e orienta as pessoas.
Ele precisa identificar e confirmar se condôminos ou funcionários estão aguardando a chegada de visitas, funcionários, prestadores de serviço, entre outros. Esse trabalho precisa ser feito de forma segura, discreta e que não constranja quem chega ao ambiente. Por isso, é determinante que esse profissional seja qualificado, cordial e que realize esse e outros procedimentos com tranquilidade e educação, mas que também através dele, assegure que não existirá nenhum risco aos moradores.
O controlador de acesso deve:
- Controlar a entrada e saída do público interno e externo e de veículos e visitantes, em toda a área sob sua responsabilidade;
- Controlar o movimento de pessoas em todo o perímetro de acesso;
- Observar e conter aglomeração de pessoas estranhas nos locais de acesso sob sua responsabilidade;
- Zelar pela qualidade dos serviços prestados e cumprir as regras determinadas pela administração.
O que faz um Porteiro no serviço de Portaria?
Além do 2º grau completo, muitos condomínios residenciais e empresariais exigem que o porteiro tenha experiência na função. As empresas de terceirização que empregam os porteiros também preferem contratar profissionais com curso de formação de porteiro, dando novos treinamentos sempre que necessário para o terceirizado.
O Porteiro é o profissional que garante o acesso seguro de visitantes e moradores de um condomínio. Ele é a primeira impressão do estabelecimento ou condomínio. Esse colaborador precisa está atento ao uso das áreas comuns a fim de zelar pelo espaço. Por exemplo, observando e controlando o uso correto de elevadores, evitando sobrecargas ou uso indevido.
É determinante que o profissional da portaria seja responsável e atento, já que é preciso ter boa memória para guardar os rostos das pessoas que moram no condomínio, visitam ou prestam serviços naquele lugar. Eles também são responsáveis pela segurança do prédio, por isso precisam ser de confiança e possuir a responsabilidade necessária para realizar o trabalho.
Ele executa todos os serviços relacionados à portaria, como recepção e distribuição de correspondências, atendimento do público interno e externo, fiscalização de pessoas circulantes no ambiente e fiscalização de entrada e saída de pessoas, bem como:
- Fazer rondas no edifício, zelar pelos equipamentos de incêndio, dentre outros;
- Conhecer todas as normas de segurança do condomínio;
- Averiguar se portas e portões estão sempre fechados;
- Transmitir e cumprir as ordens do zelador;
- Atendimento de interfone e identificação dos entregadores;
- Seguir à risca o protocolo de entrada e saída de pessoas e de equipamentos para manutenção;
- Zelar pela ordem e respeito entre os usuários e ocupantes de unidades autônomas;
- Informar o zelador sobre todas as reclamações ocorridas durante seu horário de expediente.