A contratação de empresas terceirizadas para determinadas atividades proporciona às empresas maior flexibilidade e agilidade isso por que a atividade da principal da empresa (o foco) pode ser administrado a todo vapor enquanto os serviços terceirizados são executados, supervisionados e administrados pela empresa prestadora de serviços.
Se você é um colaborador, gestor ou empresário, deve entender o processo de contratação de funcionários terceirizados.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS?
Dentre as principais vantagens de terceirizar determinado setor ou serviço, seria a de ter alternativas para melhorar a qualidade dos produtos ou serviços ofertados ao mercado, bem como aumentar a produtividade, trazendo, consequentemente um maior controle de qualidade total dentro da empresa. Isso sem contar com um dos objetivos principais que é a diminuição de encargos trabalhistas e previdenciários, além da redução do preço final do produto ou serviço.
A Lei nº 13.429/2017, conhecida como “Lei da Terceirização”, trouxe algumas mudanças no cenário trabalhista brasileiro no que diz respeito à terceirização. Muitos sindicatos afirmam que isso enfraquece os direitos trabalhistas dos profissionais contratados, enquanto muitos empresários afirmam que as contratações aumentarão com essa nova possibilidade.
A nova lei diz:
Art. 4º-A. Considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução.
POR QUE CONTRATAR UM PROFISSIONAL TERCEIRIZADO?
Ao contratar os serviços de um profissional terceirizado o foco é direcionado somente para a qualidade do serviço prestado as empresas ou condomínios residenciais, isso ocorre por que a empresa terceirizada executa diversos treinamentos, reciclagens e capacitação dos colaboradores para que a produtividade e eficiência seja o foco do colaborador e assim garantir a qualidade do serviço prestado e satisfação de seus clientes.
VANTAGENS:
QUEM CONTROLA O PONTO DE ENTRADA E SAÍDA DO COLABORADORES TERCEIRIZADOS?
Assinatura de carteira, desconto de faltas, pagamento de horas extras e o controle de ponto são de responsabilidade integral da empresa de terceirização, assim como todos os custos trabalhistas são de responsabilidade da empresa prestadora de serviços.