Com a vida agitada e o aumento na criminalidade a busca pela segurança e estabilidade dos condomínios vem aumentando cada vez mais porém, a quantidade de ataques com foco em condomínios fechados também cresceu. Por isso é tão importante investir na segurança do seu prédio.
É disso que se trata a segurança predial, que tem como objetivo a proteção dos condomínios e condôminos contra imprevistos como furto, roubo, incêndios, invasão de propriedade e muito mais. Engana-se quem acredita que o conceito sobre o que é segurança patrimonial está relacionado apenas ao cargo de vigilante patrimonial de guarita, por exemplo.
Um profissional capacitado e certificado deve exercer funções como:
- criação de um plano de segurança patrimonial para o condomínio ;
- realizar a análise de risco de segurança patrimonial;
- implementar atividades de inteligência;
- garantir a segurança física do local e mais.
- Isso quer dizer que a segurança patrimonial e predial é responsável por planejar, executar e monitorar ações de preservação a infortúnios aos quais o local e seus moradores possam estar sujeitos.
Terceirizar é uma solução?
Uma das melhores maneiras de garantir que a segurança predial está sendo feita corretamente é terceirizar, visto que empresas de Terceirização tem como foco a melhor qualidade possível, e o melhor: Para muitos prédios vale bem mais a pena (não apenas na questão financeira mas também na questão “dor de cabeça”) contratar uma empresa que forneça o serviço de limpeza, jardinagem e portaria do que simplesmente contratar e registrar um por um. A terceirização garante que você está lidando com profissionais certificados e qualificados, que cumprem os requisitos para exercer a função.
Quando for contratar uma empresa terceirizada não se esqueça de pesquisar a empresa antes, não tenha medo! Procure a empresa em sites de opinião como o Reclame aqui e Infojobs para saber o que clientes e funcionários acham daquela empresa, pesquise os certificados, qualificações, tudo que possa garantir a qualidade da empresa.
Como os condôminos podem ajudar na segurança?
A segurança predial não é apenas uma preocupação do porteiro ou vigia, os moradores também precisam fazer sua parte. Existem diversas maneiras de condôminos auxiliarem e garantirem a maior segurança possível para o prédio algumas delas são:
- Evitar o empréstimo de chaves para pessoas de fora do condomínio, como funcionários, amigos, familiares, etc;
- Mesmo que seja rude, nunca deixar pessoas que estão esperando do lado de fora entrar no condomínio;
- Os moradores devem buscar encomendas e deliveries na portaria;
- Caso o condomínio precise de alguma manutenção, o síndico ou zelador deve acompanhar os funcionários;
- Divulgar procedimentos para serem seguidos em casos de emergência, por exemplo, quais números devem ser acionados em caso de invasão.
- Bons profissionais garantem uma boa segurança predial. Por isso, na hora de contratar a equipe de segurança prefira quem já tem experiência na área de condomínios.
Essas são as chamadas “Boas Práticas de Segurança”, que são pequenas atitudes que os moradores devem seguir em seu dia-a-dia para garantir a seguridade do condomínio e dos demais naquele ambiente. Essas atitudes devem ser elaboradas e discutidas entre a administração e os condôminos, e se possível, desenvolver materiais de divulgação para incentivar todas a segui-las.
Essas foram algumas dicas de como garantir a segurança no seu condomínio, mas não para por aqui! Todo dia existem tecnologias que inovam cada vez mais no setor de segurança predial, não esqueça de acompanhar nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!