Com a pandemia do Corona vírus surgiram muitas dúvidas acerca da limpeza e higienização de ambientes e quais os procedimentos mais adequados, justamente pela limpeza ser uma das principais maneiras de conter a proliferação do vírus.
O site Portal Hospitais Brasil entrevistou o químico Miguel Sinkunas, Conselheiro da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) e Thiago Lopes, membro do Conselho Técnico da Abralimp que trazem uma explicação mais aprofundada sobre as diferenças entre os conceitos de limpeza e higienização.
Limpeza e Higienização são a mesma coisa?
Não! Limpeza é considerada como a etapa anterior a higienização, ela é mais “fraca” comparada a higienização, pois não consegue eliminar vírus e bactérias sozinha. Geralmente a limpeza é feita diariamente, já a higienização tem um espaçamento maior. Cada uma tem produtos químicos e maquinários específicos a serem utilizados.
Para a higienização ter sucesso, é de suma importância ser realizada uma boa limpeza antes, dessa forma a superfície do objeto estará pronto para receber o próximo procedimento.
O que é a Limpeza?
Também chamada de lavagem, a limpeza é um processo com água, acompanhado ou não de algum produto de limpeza como detergente, desincrustante ou desinfetante. Esse método é realizado a fim de retirar sujeiras, poeira, terra e restos de alimentos. Segundo Miguel Sinkunas, a limpeza é a remoção da sujeira de superfícies. Se for utilizado um produto químico no processo convencional de limpeza, com esfregação e enxágue, há uma redução de até 60% de microbiologia. Somente a limpeza não é o suficiente para eliminar vírus e bactérias.
O que é a higienização?
A higienização também conhecida por sanitização ou desinfecção, é um dos métodos mais indicados após a limpeza, porque é responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias que vivem no ar e na poluição, sendo os maiores causadores de doenças e alergias respiratórias.
A higienização, explica Sinkunas, corresponde ao processo que envolve a limpeza seguida da desinfecção. “Quando se fala em realizar uma higienização, você pode entender que a pessoa está fazendo uma limpeza, retirando as sujidades do ambiente, e que na sequência irá aplicar desinfetante, realizando uma desinfecção”, explica.
Geralmente a higienização é mais recomendada para ambientes empresariais, vale acrescentar que é muito importante manter tanto o ambiente residencial quanto o empresarial bem limpo e organizado respeitando todas as medidas sanitárias estabelecidas durante a pandemia do corona vírus. No momento atual, mais que nunca, é essencial se manter alerta para a proliferação de vírus e bactérias. Apenas trabalhando juntos que seremos capazes de vencer os desafios que estamos enfrentando.
Quer ter uma limpeza profissional e com excelência garantida para a sua empresa? Acesse aqui e conheça nossos serviços! A Base Facilities tem mais de 30 serviços para atender as demandas da sua empresa, dentre eles o serviço de Limpeza e Conservação que garante um ambiente limpo e higienizado para que você possa trabalhar sem preocupações!